8) Design Estratégico (DE)

O design estratégico consiste em um recurso inovador que atua na gestão de negócios da organização, podendo ampliar o mercado da mesma, graças a um conjunto de atividades de diagnóstico, coordenação e negociação. Este método, de natureza visionária e flexível, leva o papel do design além das participações usuais, como uma ferramenta estratégica para iniciativas inovadoras das organizações. Ao ampliar as perspectivas, permite que um determinado problema seja abordado de maneira distinta, o que oportuniza o desenvolvimento de novos caminhos para inovação, focados no contexto e nas oportunidades da empresa.

A metodologia baseia-se no levantamento de informações acerca do processo de design como um todo, revigorando o papel do design como estratégia na cadeia de valor. O design estratégico impulsiona a participação mais abrangente do design no desenvolvimento de produtos, serviços e experiências desde a estruturação de idéias. Ao atuar em toda a cadeia de valor - da idealização, programação, realização, comunicação e distribuição – o design visualiza produtos, serviços e experiências sob a ótica de sistema-produto, agregando valor às organizações.

VOLTAR