2) Gestão do Conhecimento (GC)

No contexto atual, vem aumentando a importância da Gestão do Conhecimento (GC) como forma de obter competitividade. Mas, para tornar a GC factível, é necessária a utilização de um modelo facilitador, que oriente a aplicação prática e o acompanhamento real dos processos.

Tal modelo tem como elementos fundamentais a avaliação da estrutura da organização, suas ações, os ativos intangíveis e todo o processo de conversão do conhecimento, que ocorre interna e externamente à empresa. Utilizando-se esse modelo, a visualização da empresa, como um todo, fica facilitada.

O modelo orienta e permite avaliar a situação da empresa no que se refere à GC, sendo útil tanto para os gestores quanto para os clientes e investidores (que a avaliam continuamente), permitindo a identificação das carências a serem trabalhadas.

Os resultados obtidos revelam os gaps entre a situação ideal e a encontrada no que diz respeito à Gestão do Conhecimento na empresa e também as diferenças de percepção entre avaliadores de diferentes cargos e áreas funcionais da organização. Com isso, pode-se gerir o conhecimento atual e futuro da empresa e gerar ganhos significativos de competitividade. Esta linha de atuação contempla também a capacitação de equipes de trabalho por meio de diferentes abordagens, entre elas a metodologia experiencial.

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