3) Avaliação da Eficiência da Estratégia de Produção e de Operações (EP)

A análise da eficiência das estratégias de produção considera as conexões horizontal, vertical e externa, existentes em todas as organizações.

A conexão vertical refere-se à relação entre a estratégia do negócio e/ou da corporação e as estratégias de produção. Já a conexão horizontal é a relação da estratégia de produção com as demais estratégias funcionais. Finalmente, a conexão externa é a relação entre a estratégia de produção e os elementos externos da cadeia de suprimentos (fornecedores e clientes).

Nosso modelo de avaliação da eficiência da estratégia de produção e de operações foi validado no setor moveleiro da região nordeste do Rio Grande do Sul e submetido à apreciação acadêmica. O modelo permite avaliar a compatibilização das estratégias de produção com as demais estratégias da empresa (estratégias corporativas como um todo, estratégias funcionais e estratégias da cadeia de suprimentos). Por se tratar de um modelo robusto e devidamente validado, sua utilização permite melhorar a eficiência das estratégias de produção e, com isso, gerar expressivos ganhos de competitividade.

VOLTAR