5) Gestão da Internacionalização (GI)

O atual mundo globalizado requer atenção das empresas que desejam inserir-se no comércio internacional. Devido à alta competição entre as empresas globais, torna-se de suma importância o estudo das estratégias a serem adotadas para as empresas ingressarem em mercados cada vez mais exigentes. Para tanto, foi desenvolvido um modelo de abordagem de mercados externos para auxiliar a inserção internacional, validado por meio de aplicações práticas e submetido à apreciação da comunidade acadêmica.

Devido ao desconhecimento de muitas empresas quanto ao processo de inserção em mercados externos, o modelo pode ser usado como apoio e orientação no processo estratégico de exportação. Para tanto, o modelo define os passos estratégicos para a inserção internacional e permite verificar as carências da empresa que dificultam efetivar tal inserção. Essas carências não impedem que a empresa realize eventuais exportações, mas restringem seu ingresso no mercado externo de maneira continuada. Trata-se, portanto de um importante modelo conceitual e prático que ajuda a empresa a qualificar-se e a aumentar sua competitividade frente aos concorrentes.

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